terça-feira, 28 de abril de 2009

A TELEVISÃO E A ESCOLA

ENDEREÇO DO GMAIL:

As mensagens veiculadas pela televisão são entendidas de formas diferentes, dependendo de cada pessoa ou grupo social. Estas mensagens apresentam modelos de comportamento, padrões de consumo, ditam e norteiam costumes, hábitos, moda entre outras técnicas de persuasão, nem sempre condizentes com a ética e a cidadania. É necessário que o cidadão saiba ler estas mensagens, que tenha uma posição crítica diante delas.

Por isso é necessário estarmos atentos ao papel educativo dos meios de comunicação. Eles podem ensinar a julgar, observar e agir. E é justamente por terem este papel de educação informal que os meios devem ser vistos com outros olhos. Com olhos críticos, capazes de perceber e separar as mensagens que realmente valem a pena, na verdade, o ideal é parar de ser ingênuo e passar a enxergar tudo de uma forma mais ampla, questionadora.

O principal problema é a grande dificuldade em interpretar todas as informações que recebemos dos meios de comunicamos, o que acaba causando uma recepção superficial de tudo que nos é ofertado. Essa quantidade de informações a que somos submetidos não nos deixa tempo para refletir sobre as mesmas e compreender sua importância histórica e sua influência em nosso dia-a-dia. Ou seja, precisamos saber transformar a quantidade de informação em conhecimento de uma forma crítica.

É importante ressaltar que fazer leitura crítica não é somente encontrar os pontos negativos de um produto cultural, mas também buscar os aspectos positivos e valoriza-los. O ideal é compreender como a comunicação e sua dinâmica interferem no nosso dia-a-dia, entender como os meios de comunicação e apontar caminhos de transformação para o que seria ideal em nossa sociedade.

Aprender a olhar criticamente a TV e os meios de comunicação, pode nos mobilizar a lutar mais por nossos direitos, estar mais seguro sobre o que lutar e poder efetivamente cumprir nosso papel de sujeito ativo na democratização da comunicação.

Existem atividades muito simples que podem ser feitas para começar a despertar esse senso critico: discutir as notícias (a quem interessa esse tipo de notícia? Que outras informações deixaram de ser veiculadas? Como trazer esta experiência para nossa realidade?) Filmes: o que este filme tem a ver com o conteúdo estudado. Enfim, podem ser diversas as atividades, basta ter criatividade e vontade para propor e começar.

Nenhum comentário: